cover
Tocando Agora:

Ilê Aiyê recebe o Olodum para celebrar seus 49 anos de história

Ilê Aiyê

Ilê Aiyê recebe o Olodum para celebrar seus 49 anos de história
Ilê Aiyê recebe o Olodum para celebrar seus 49 anos de história (Foto: Reprodução)

As batidas percussivas da música negra irão dar o ritmo da celebração pela vida do bloco afro Ilê Aiyê no próximo dia 1º de novembro (quarta-feira), quando o mais belo dos belos completa 49 anos. À potência da ala de percussão da Band’Aiyê junta-se à pulsação ímpar do Olodum para embalar o público na Senzala do Barro Preto a partir das 21h. As comemorações começam um pouco mais cedo, às 19h30, com a tradicional caminhada do Plano Inclinado até a Ladeira do Curuzu, ao som da Band’Aiyê e mais 50 percussionistas.

Esse aniversário marca os preparativos para o Carnaval de 50 anos do Ilê Aiyê e será celebrado como um momento único e muito esperado para o bloco. “Esse aniversário tem um clima especial, pois estamos nas vésperas de iniciar as comemorações pelos 50 anos do Ilê, a começar pelo Carnaval, e o clima de festividade e celebração em torno dessa data reforça o sentido da nossa luta por igualdade racial, e da nossa mensagem para o mundo ao longo dessas cinco décadas”, declara Antônio Carlos dos Santos Vovô, presidente do bloco.

Além do Olodum, outra atração promete colocar todo mundo para sambar, o veterano Andrezão, sambista consagrado ao longo da sua extensa carreira como um dos melhores compositores e intérpretes do samba carioca. Atualmente, o artista divulga o projeto Música Preta Brasileira, que propõe uma mistura de swing soul e samba, trazendo na sua bagagem a experiência de quem já dividiu o palco com nomes como Xande de Pilares, Beth Carvalho e Alcione.

Cinco anos mais novo e tão belo e representativo quanto o Ilê Aiyê, o Olodum promete uma participação à altura de quem, ao longo de seus 44 anos, conquistou o reconhecimento de maior banda percussiva do planeta, considerada patrimônio imaterial de Salvador, dos baianos, brasileiros e pessoas do mundo inteiro.Sempre levando sua cultura de paz e respeito às matrizes culturais africanas, o Olodum promete uma noite de grandes clássicos, como Deusa do Amor, Requebra, Revolta Olodum.

Já a Band’Aiyê irá se inspirar na história do bloco afro mais antigo do Brasil para escolher as canções do show. A expectativa é um de belo coro, formado por banda e público, para cantar composições sempre pedidas, como Que bloco é Esse, Deusa do Ébano, Negrume da Noite, Depois que o Ilê passar, entre outras que tornam o Ilê Aiyê único, imbatível e inesquecível.

SERVIÇO:

Evento: 49º Aniversário do Bloco afro Ilê Aiyê

Data: 01/11/2023

Horário: 21h

Abertura dos Portões: 20h30

Local: Senzala do Barro Preto Curuzu - Liberdade

Grade de Atrações: Band’Aiyê e Convidados

Por Tatiane Freitas 

Comentários (0)